quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

::FAQ:: Perguntas Frequentes

Muitas pessoas tem as mesmas duvidas no começo, então fiz esse FAQ pra facilitar a vida de todos.


Meu hamster geralmente é muito quieto, dorme o dia todo, é normal ?
 R: É perfeitamente normal, hamsters são animais noturnos, procure reparar nele mais a noite o meu começa a ferver lá pelas 4 da madrugada  e vai perceber a diferença no comportamento dele.

Devo comprar uma gaiola gigante ? Qual a melhor ?
R: Isso varia muito, normalmente qualquer gaiola é ''boa'' o que interessa mesmo é a espécie do seu hamster.
Pro hamster anão russo e pro hamster roborovski  gaiolas pequenas estão de bom tamanho, isso não significa que o animal não seria mais feliz com espaço e brinquedos.

Pra hamsters maiores como o sírio é logico que gaiolas pequenas não vão satisfazer o bichinho.
Topolinos também precisam de gaiolas grandes, com coisas pra subir e brincar.
Procure se colocar no lugar do hamster, e depois tome a decisão.



Posso dar banho no meu hamster ?
 R: Não, hamster + água é uma péssima combinação. Hamsters são limpos, sim! Não tem necessidade alguma de dar banho nele, até porque ele mesmo se lava o dia todo. Caaaso esteja te incomodando muito o fato do animal não ser lavavel, você tem o banho em pó como alternativa. Nunca usei no meu bebê, pesquisarei mais sobre e depois posto aqui.

Não vejo meu hamster bebendo água, é normal ?
R: Sim, os hamster são geralmente naturais de lugares secos, logo, o organismo deles não precisa de muita água. Verifique se esta saindo água do bebedouro, caso não esteja troque-o.

Meu hamster fugiu! O que fazer?
R: Primeiramente feche todas as portas de todos os quartos pra evitar que ele fuja pra ainda mais longe. Depois coloque espalhados potinhos com ração pela casa e se esconda. Se ele estiver por perto vivo provavelmente irá aparecer, deixe a gaiola aberta em algum lugar também, ele se sentira mais seguro e tera mais chances de voltar por livre e espontânea vontade.

Comprei o hamster, e agora o que dar pra ele comer ?
R: Clique aqui  para ver o post sobre alimentação.

Eu posso tirar fotos com flash do meu hamster ?
R: Não é aconselhavel tirar fotos com flash, hamsters tem a visão muito sensível, e o flash pode irrita-los.

Quando tento pegar meu hamster ele me morde, o que fazer ?
R: Bom, se ele te morde é porque esta assustado, então oque deve fazer é ir deixando ele se acostumar com você. Pegue algum aperitivo e tente fazer com que ele coma na sua mão, pode demorar um pouco, então tenha paciência e fique com a mão parada um tempo dentro da gaiola. Repita isso até que ele não te estranhe mais.
Detalhe, é muito importanque que você não de ataques quando ele te morder, hamsters são muito frageis, e podem se estressar se você gritar ou joga-los na hora.

Por quanto tempo posso deixa-lo na hamster ball ? globo de exercicios
R: De 10 a 20 minutos mais ou menos, isso depende do ritmo do seu pet.
É interessante não deixar muito mais que isso, eles podem ficar nervosos/cansados de mais, e coisas assim só pioram a qualidade de vida do animal.

Aquário ou Gaiola ?
R: Olha, eu prefiro a gaiola, por ser mais fácil de colocar acessórios e por ter melhor circulação de ar, só que isso vai do gosto de cada um. Se comprar um aquário compre um relativamente alto, para que possa deixar destampado sem o hamster fugir.

Eles vivem quantos anos ?R: Basicamente de 2 a 3/4 anos, isso pode variar de acordo com a raça, mas de qualquer forma não é nada muito diferente de 2 a 3/4 anos. Tive um sírio que viveu quase 4. Frederico ♥

A rodinha faz muito barulho, o que posso fazer pra melhorar isso ?

R: Ja sofri muito com rodinhas barulhentas, hoje uso uma 100% silenciosa, vide foto

                        Essa rodinha aqui na minha cidade ta custando em torno de 20$

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mto bom!! Vou comprar um pra min, tava com duvida sobre os cuidados que teria que ter. Parabens msm!
    Guh.

    ResponderExcluir
  4. Soh uma correçao,estah certo q o topolino nao eh hamster,porem,nao chegam perto do tamanho do sirio.Seu corpinho(sem a cauda)eh menor ateh doq o ham anao russo e o chines.

    ResponderExcluir
  5. Olá.... tenhu um hamster anão russo femea que ta com a barriga sem pelo e com infecçao no ouvido estou reciossa porque nao consigo encontra nada que me diga o que pode etar causando isso, eu faço veterinaria porem nao consigo acha nada nos meus livros por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela correção La Bella Ladra. De qualquer forma Topolinos precisam de gaiolas maiores que as gaiolas dos Sírios.

    bruna_pq_
    Bom, o que você deve fazer é levar seu hamster pra um veterinário formado dar uma olhada, não acho muito certo tentar remediar em casa.

    http://hamstersecia.blogspot.com/2011/02/doencas-dos-hamsters_12.html esse post do Hamsters e Cia fala de algumas doenças dos hamsters, da uma olhada pra ver se descobre o que é, de repente facilita sua vida.
    Lamento :(

    ResponderExcluir
  7. amo o seu blog eu tenho um hamster e esse blog me ajudou muito!!!
    obg.
    *e o meu primeiro e se chama Caramelo*

    ResponderExcluir
  8. Fico muito honrada Lorraine, o intuito do blog é esse mesmo, dar uma salvada na vida de criadores novatos. Boa sorte ae com o Caramelo :D

    ResponderExcluir
  9. Tenho dois hamsters!! isso é seguro??



    gustavo

    ResponderExcluir
  10. Oi. Minha filha tem um hamster e ela manipula muito ele de dia. Isso pode prejudicá-lo, pois ele fica mm na mão dela. Outra coisa. Qdo ele chegou andava na roda à noite inteira e agora fica na casinha. É normal. E por último a ração dele está com caruncho. A pessoa q deu ele para minha filha disse q ñ tem problema, mas estou preocupada.
    Já agradeço a atenção.
    Paola

    ResponderExcluir
  11. Oi. Minha filha tem um hamster e ela manipula muito ele de dia. Isso pode prejudicá-lo, pois ele fica mm na mão dela. Outra coisa. Qdo ele chegou andava na roda à noite inteira e agora fica na casinha. É normal. E por último a ração dele está com caruncho. A pessoa q deu ele para minha filha disse q ñ tem problema, mas estou preocupada.
    Já agradeço a atenção.
    Paola

    ResponderExcluir